Transporte coletivo pode entrar em greve a partir de terça

O Sintropas, sindicato que representa cobradores e motoristas da Viação Campos Gerais (VCG), aprovou o indicativo de greve geral no transporte coletivo em Ponta Grossa. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria realizada na noite desta quinta-feira (16) e prevê possível paralisação total do transporte já a partir de terça-feira (21). A VCG afirmou, via assessoria, que “segue com os canais de comunicação abertos” ao sindicato.

De acordo com Luiz Carlos de Oliveira, presidente do Sindicato, a categoria rejeitou a oferta da Viação de reajuste de 2% no salário base e 4% no vale-alimentação. “Nós somos a quarta maior cidade do Paraná e temos um dos piores salários do Estado, perdemos para 300 cidades paranaenses”, argumentou o sindicalista. Já a VCG, ainda via assessoria, informou que a inflação do período (novembro de 2016 a novembro de 2017) seria de 1.84%.

Com o indicativo de greve aprovado, o Sintropas deve notificar a empresa com antecedência de 72 horas – com isso a atividade do transporte coletivo poderia ser totalmente interrompida a partir das 0h da próxima terça-feira (21). “A greve não tem dia para certo para acontecer, o trabalhador não quer fazer greve, mas não conseguimos sensibilizar os patrões da necessidade em valorizar a categoria”, afirmou Oliveira.

Fonte da informação: aRede/Jornal da Manhã com assessorias