Programas de pós da UEPG sobem na Avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-graduação nacionais na última terça-feira (19). As comissões de avaliação utilizaram as informações fornecidas continuamente pelos programas durante os últimos quatro anos, por meio da Plataforma Sucupira. Os quesitos considerados foram: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve avaliados 22 cursos de mestrado acadêmico, três cursos de mestrado profissional e 10 cursos de doutorado, que contam hoje com um total de 1.013 discentes e 264 professores. Dos programas da instituição, 28% evoluíram na avaliação: três subiram para o conceito 5 (Educação, Geografia, Odontologia) e quatro atingiram conceito 4 (Ciências Farmacêutica, Engenharia e Ciências de Materiais, Estudos da Linguagem e Química Aplicada). Dentre eles, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (mestrado e doutorado) da UEPG é o único a receber conceito 5 entre as universidades públicas do Paraná.

Os demais programas mantiveram o conceito da última avaliação, ocorrida em 2013. Dois deles (PPG em Agronomia e o mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional) têm conceito 5, seis têm conceito 4 e onze têm conceito 3. Todos os cursos de Doutorado recebem, no mínimo, conceito 4. Conforme critérios da Capes, programas abertos recentemente, que não formaram turmas e que participam pela primeira vez da avaliação, geralmente mantêm a nota com que foram recomendados, 3 ou 4.