Aumento de imposto é publicado no Diário Oficial da União

O aumento da tributação sobre os combustíveis anunciado pelo governo na quinta-feira (20), foi publicado no Diário Oficial da União na madrugada desta sexta (21). Com o decreto, a medida já está vigorando. Além do reajuste, o governo anunciou um bloqueio adicional de R$ 5,9 bilhões em gastos no orçamento federal. Com a medida, o litro da gasolina poderá ficar R$ 0,41 mais caro.

Ao desembarcar na noite desta quinta em Mendonza, na Argentina, para participar da cúpula do Mercosul - reunião em que o Brasil irá assumir a presidência rotativa do bloco -, o presidente Michel Temer falou sobre o aumento da tributação sobre os combustíveis.

“Isto é o fenômeno da responsabilidade fiscal. E essa responsabilidade fiscal é que importou nesse pequeno aumento do PIS/Cofins. Exatamente para manter, em primeiro lugar, a meta fiscal que nós estabelecemos, em segundo lugar, para assegurar o crescimento econômico, que pouco a pouco vem vindo. Vocês estão percebendo que, aos poucos, o crescimento vem se revelando. Era preciso estabelecer este aumento do tributo para manter esses pressupostos que acabei de indicar”, afirmou Temer. (Com informações de agências via portal G1).