Curitiba emite alerta sobre ‘Baleia Azul’ após 5 casos na cidade

A prefeitura de Curitiba emitiu um alerta aos pais na terça-feira (18) sobre o desafio da Baleia Azul. O jogo que incentiva o suicídio gerou preocupação na cidade depois que a rede de saúde do município registrou cinco tentativas de suicídio entre adolescentes de 13 e 17 anos, que foram atendidos e encaminhados para acompanhamentos de Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

De acordo com a prefeitura, em todos os casos registrados haviam sinais de automutilação e ingestão de medicamentos. As características chamam a atenção para o jogo da Baleia Azul, uma vez que o desafio propõe atividades similares e, no ápice, o suicídio.

O desafio

Composto por uma maratona de 50 atividades, o jogo da Baleia Azul envolve desafios como asfixia, automutilação, queimar a pele e, no extremo, o suicídio.

O desafio começou como um fake news – um boato, uma mentira – na Rússia, em 2015, sobre um jogo que apresentava uma série de desafios macabros a seus participantes. Contudo, a história gerou um contágio principalmente entre os jovens e acabou se tornando real.