Operação Lava Jato recebe prêmio da Transparência Internacional

Neste sábado (3), a Transparência Internacional divulgou o resultado do Prêmio Anticorrupção de 2016, e a vencedora foi a Operação Lava Jato. Deflagrada em 2014, as apurações feitas em conjunto entre Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF) já investigaram 232 pessoas e outras 93 foram sentenciadas.

“Lidando com um dos maiores escândalos de corrupção do planeta, o caso Petrobrás, eles investigaram e denunciaram sob penas severas alguns dos mais poderosos membros da elite política e econômica brasileira”, destaca a Transparência Internacional.

O Prêmio Anticorrupção homenageia pessoas, organizações internacionais, jornalistas, procuradores, agentes governamentais e líderes da sociedade civil que tenham alguma atuação positiva no combate à corrupção. Desta vez, a organização destacou que a Lava Jato “é reconhecida como um marco dos processos penais contra crimes de colarinho branco” e que as investigações “adquiriram força e um grande apoio popular dentro e fora do Brasil”.

“Bilhões de dólares foram perdidos para a corrupção no Brasil e os brasileiros estão cansados da corrupção que assola seu país. A Força-Tarefa Lava Jato está fazendo um excelente trabalho para garantir que os corruptos, independentemente do seu poder, sejam responsabilizados e que a justiça seja feita”, declarou Mercedes de Freitas, Presidente do Comitê do Prêmio Anticorrupção da Transparência Internacional. “É com muito prazer que premiamos os procuradores brasileiros por trás da Lava Jato, com o Prêmio Anticorrupção de 2016, pelos seus esforços contínuos em pôr fim à corrupção endêmica no Brasil.”