Principal doadora de Aliel, Gleisi do PT vira réu na Lava Jato

Principal doadora de Aliel, Gleisi do PT vira réu na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou, nesta terça-feira (27), a denúncia de que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) teria recebido e utilizado dinheiro da Petrobras para sua campanha eleitoral. Conforme a denúncia, cerca de R$ 1 milhão da Petrobras teria sido liberado pelo ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto da Costa, como forma de obter o apoio político de Gleisi e seu marido Paulo Bernardo (PT) e, de forma, manter seu cargo.

Com isso, a senadora passa a ser ré nas investigações da Operação Lava Jato, sob as acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Gleisi foi a principal doadora na campanha do atual candidato a prefeito de Ponta Grossa, Aliel Machado, quando este se candidatou a deputado federal, em 2014. Isso coloca em cheque, também, a origem dos recursos usados pelo candidato na referida propaganda política.


Na ocasião, R$ 144.959 foram destinados à campanha de Aliel, totalizando 25% do total de doações realizadas ao candidato. O Partido dos Trabalhadores (PT) compõe hoje a Coligação Cidade Forte e Para Todos, de Aliel Machado, e é um dos partidos mais investigados na Operação Lava Jato. Nesta semana, as ações da Operação também resultaram na prisão do ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda, Antonio Palocci, um dos mais expressivos nomes do PT.


A denúncia acatada nesta terça-feira partiu da Procuradoria Geral da República (PGR), e também inclui Paulo Bernardo, marido de Gleisi Hoffmann, e o empresário Ernesto Krugler Rodrigues. A manobra envolveria, ainda, empresas de fachada do doleiro Alberto Yousseff e do empresário Ernesto Rodrigues.