Hospital Universitário inaugura maternidade no dia 30

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugura, na próxima segunda-feira (30), a Maternidade do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), com a oferta de 32 leitos para a região da 3ª Regional de Saúde. No mesmo será oficializada a reabertura da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto, com a entrega de 10 novos leitos individuais, agregando-se aos 11 já em operação. Os dois investimentos somam cerca de R$ 1 milhão.

A solenidade está marcada para as 10 horas, no saguão de atendimento do HU. De acordo com o diretor geral do HU, a oferta dos 32 leitos da Maternidade obedecerá à classificação do programa Rede Mãe Paranaense, com atendimento em risco habitual e risco intermediário. 

Também será aberta para internamentos nos casos de intercorrência da gravidez, tais como perdas sanguíneas; excesso de vômitos com desidratação; elevação descontrolada da pressão; ou outros casos que necessitem de tratamento hospitalar.

As gestantes serão recebidas no 4º andar do hospital, adaptado com sala de acolhimento; quarto de observação e quartos de internamento, com no máximo dois leitos e dois berços por quarto. No mesmo andar ficará o berçário, com técnico 24 horas exclusivo para o atendimento e para o recebimento de até sete crianças que, por indicação clínica, não possam ficar junto às mães nos quartos. Apenas nas reformas e adaptações, foram investidos R$ 600 mil, oriundos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A equipe que vai atuar na Maternidade é composta por dois obstetras, anestesista e pediatra em plantão 24 horas por dia. Além desses profissionais, as gestantes serão avaliadas diariamente por um professor e alunos de Medicina da UEPG.