Bancos entram em greve a partir de terça

Os bancários de Curitiba e região aprovaram na noite desta quinta-feira (1) a greve da categoria. A paralisação começa na terça-feira (6). De acordo com o sindicato que representa os trabalhadores, 430 bancários participaram da assembleia e a maioria rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Febraban).

Os patrões ofereceram reajuste de 5,5% e demais benefícios, além de um abono de 2 mil e 500 reais. A categoria pede aumento de 16%. Os trabalhadores marcaram uma nova assembleia para segunda-feira (5), mas a greve só será adiada se os bancos oferecerem outra proposta.

Além de reajuste salarial, os bancários pedem plano de carreira para toda a categoria, com crescimento real de 1% ao ano nos rendimentos e o estabelecimento de um salário mínimo de R$3.299, em vez dos R$1.321 oferecidos na proposta. A categoria também protesta contra a constante redução no quadro de funcionários das instituições financeiras. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, tinha 101 mil servidores em 2014, e agora conta com 98 mil.