Professores criticam tentativa de doação de R$ 2,4 mi à VCG pela Câmara

Repercute negativamente o acordo do presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Aliel Machado Bark (PCdoB), com a Viação Campos Gerais (VCG) para o repasse de recursos públicos na ordem de R$ 2 milhões e 400 mil reais à empresa. Além de não ter consultado os demais vereadores, Machado é acusado de se promover com o dinheiro público. A proposta também enfrenta rejeição de integrantes de movimentos que lutam pela revisão da planilha e redução da tarifa.

Aliel chegou à Câmara Municipal após ter atuado no movimento estudantil em diversos protestos contra a VCG pelo fim do monopólio no transporte coletivo.

O professor Érico Ribas Machado afirmou em seu facebook: "Realmente não entendi essa de repassar dinheiro publico para a VCG... sou totalmente contra... e isso é fazer o povo de idiota novamente! Que se reduza o lucro da empresa, que seja revisto o contrato atual, que acabe o monopólio... Porque que o poder executivo e legislativo não resolvem o problema efetivamente? várias respostas podem existir por trás dessa situação absurda!"

A indignação de Érico foi endossada pelo professor de Jornalismo Sérgio Gadini: "Lamentável... Difícil explicar a postura do vereador Aliel Machado, historicamente ligado aos movimentos sociais, defender 'repasse' de dinheiro público para uma empresa privada... E, pior, além disso, não há garantia de que a tarifa seja 'reajustada', mesmo jogando a conta na cabeça do contribuinte e usuário do transporte coletivo!


Na sequência do comentário de Gadini, o professor Érico arremata: "Essa postura tomada pelo presidente da câmara é uma falta de respeito com o povo!"

Outro companheiro que ficou em maus lençóis é o vereador Antônio Aguinel (PCdoB), ex-funcionário da Viação, demitido por fazer greve e ser contra o monopólio. Aguinel está muito feliz pelo acordo.